Democratização Jurídica | Inclusão Legal | Content Law      #LawIsCool

Carreira no ambiente jurídico se torna opção para profissionais tech

Convergência entre tecnologia e direito melhora a rotina dos advogados e lança desafios para os devs
Leonardo Nascimento (embaixo à esquerda) junto ao time da Invenis
Leonardo Nascimento (embaixo à esquerda) junto ao time da Invenis - Divulgação

COMPARTILHE

Da Redação

Segundo a edição 2023 do relatório Futuro do Trabalho, que analisa as profissões que mais devem crescer até 2027, os cargos de tecnologia despontam entre os mais relevantes nos próximos cinco anos. Entre os destaques aparecem profissões como analista e cientista de dados, especialista em big data, analista de inteligência de negócios, profissionais de banco de dados e redes, engenheiro de dados, segurança da informação e especialistas em IA. O relatório envolveu 803 empresas, que coletivamente contratam mais de 11,3 milhões de pessoas em 27 tipos de indústria e 45 economias diferentes.

No setor jurídico, os últimos quatro anos, especialmente depois da pandemia de covid-29, trouxeram mudanças significativas, abrindo espaço para a transformação digital.


O resultado foi o surgimento das legaltechs e a adoção da tecnologia responsável não só por melhorias e avanços, como também por oportunidades de mercado com a inserção de novos profissionais no setor.

Este é o caso de Leonardo Nascimento, desenvolvedor PHP de softwares da Invenis, legaltech que tem como propósito ajudar a resolver litígios. O profissional ingressou no universo jurídico enquanto ainda cursa análise e desenvolvimento de sistemas. “Contribuir na economia de tempo para advogados, diretores jurídicos e demais profissionais do segmento é altamente recompensador”, diz.

Oportunidade

Além do propósito, Nascimento revela ainda que atuar em uma startup oferece uma série de vantagens em comparação às empresas tradicionais. “Na Invenis, tenho autonomia para mostrar minhas habilidades como desenvolvedor. Em outras companhias, esse movimento seria um pouco mais difícil.”

Outro profissional que está realizado com o setor é Julho Justino, contratado em 2020. “Até aquele momento não tinha qualquer experiência no setor, então precisei entrar de cabeça. A partir do momento que entendi as dores dos advogados, fiquei cada vez mais empolgado em estruturar soluções que facilitem a automação dos inúmeros serviços jurídicos”, afirma. 

A visão dos executivos

De acordo com Matheus Bombig, cofundador da Invenis, nos próximos anos cada vez mais profissionais da área de tecnologia devem atuar em empresas que desenvolvem soluções para o universo jurídico. “Trata-se de um segmento que lida com muitos dados e exige que estas informações sejam trabalhadas de forma segura. As legaltechs têm sido responsáveis por inovar e suprir as necessidades de um mercado em franco crescimento. Com a tecnologia, oferecemos uma rotina mais prática e eficiente para todos.”

Para Rafael Goulart, diretor de Tecnologia da Aurum, empresa pioneira na criação de soluções para esse mercado, o setor jurídico é exigente. “Por isso, é muito importante que os analistas de desenvolvimento e demais profissionais da área tech entendam como funciona esse universo. O mercado é muito visado em termos de segurança da informação, e esse tema precisa ser muito bem tratado em qualquer movimento feito pelas empresas”, diz.

Cíntia Brito, diretora de People & Places na Aurum, reforça a importância da convergência entre os dois universos. “O setor jurídico ainda é muito tradicionalista, fiel ao processo em papel e à gestão manual. O trabalho de construção dessa confiança é uma provação diária”, afirma. “Além disso, precisamos ressaltar que é um mercado bastante exigente, pois lida com informações e dados muito sensíveis.”

Leia mais

Inovação não é ciência de foguete. Aprenda a dar o primeiro passo

Para ser ágil, jurídico precisa sair da caixa, ouvir o cliente e desburocratizar

Como a assinatura eletrônica vem modernizando o segmento jurídico

COMPARTILHE

Leia também

Receba nossa Newsletter

Negócios, Compliance, Carreira, Legislação. Inscreva-se e receba nosso boletim semanal.

TAGS

NOSSAS REDES

Nosso site utiliza Cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação e mostrar anúncios personalizados, conforme nossa Política de Privacidade.