Democratização Jurídica | Inclusão Legal | Content Law      #LawIsCool

Lançadas na Fenalaw novas soluções para legal ops da Finch

Renato Mandaliti, CEO da Finch
Renato Mandaliti, CEO da Finch - Divulgação

COMPARTILHE

Da Redação

Uma das tendências mais debatidas no ambiente jurídico é o investimento em operações legais, termo também conhecido como legal operations ou legal ops. Trata-se de um conjunto de procedimentos e atividades que priorizam boas práticas e investimentos em tecnologia para tornarem o dia a dia de departamentos jurídicos e escritórios de advocacia mais inovadores e eficientes.

A implementação de operações legais tem sido considerada fundamental para potencializar a operação de rotinas e demandas. No entanto, é preciso entender como implementar e aprimorar as práticas em cenários com sobrecarga de processos, como ocorre no Brasil.

Essas discussões foram temas predominantes durante a Fenalaw, que ocorreu entre 25 e 27 de outubro, em São Paulo, quando a Finch apresentou novas soluções e um livro sobre o tema.

Renato Mandaliti, CEO da lawtech, diz que, a grande chave para legal ops é o conhecimento do negócio, aplicado a estratégias e processos personalizados para cada operação. Ainda na realidade brasileira em que o Poder Judiciário enfrenta uma avalanche de processos, com mais de 100 milhões em trâmite em 2022 – cerca de 6 mil processos para cada juiz atuante.

Segundo levantamento da startup, o Tribunal de Justiça de São Paulo detém 25% de todas as ações em andamento no país, consolidando-se como o maior tribunal do mundo em volume processual.

“Esse cenário revela a complexidade das rotinas jurídicas, seja em departamentos jurídicos ou em escritórios de advocacia. O alto volume de processos, aliado ao cumprimento de prazos e ao gerenciamento de uma vasta quantidade de informações, impulsiona a busca incessante pelo aprimoramento da gestão jurídica”, afirma o CEO da Finch.

Durante a Fenalaw, a Finch também lançou e-book “Operações Legais: o jurídico é oportunidade de negócio”.

COMPARTILHE

Leia também

Receba nossa Newsletter

Negócios, Compliance, Carreira, Legislação. Inscreva-se e receba nosso boletim semanal.

TAGS

NOSSAS REDES

Nosso site utiliza Cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação e mostrar anúncios personalizados, conforme nossa Política de Privacidade.