Da Redação
O TCL Channel é uma plataforma de streaming gratuita integrada às smart TVs da TCL. O canal adquiriu os direitos de exibição no Brasil em primeira janela compartilhada do documentário Apesar De. A produção aborda o assédio sexual infantil de forma intensa e sensível. Dirigido por Beatriz Prates, o documentário já conquistou reconhecimento internacional. Foi selecionado para mostras como a 8ª Edição do Festival Internacional de Documentários mujerDOC.
A obra
Segundo Luiz Felipe Reis, a aquisição de Apesar De reforça o objetivo do TCL Channel de oferecer ao usuário conteúdos de qualidade. Segundo ele, a equipe dirigiu e produziu o documentário com responsabilidade, respeitando a história da vítima. O TCL Channel oferece uma ampla variedade de conteúdo gratuito para mais de 24 milhões de usuários em todo o mundo.
“Cada nova visualização representa mais reflexão e potência para a pauta”, declara Luciana Festi, produtora executiva do documentário. De acordo com Luciana, o objetivo é promover discussões seguidas de debates. Por isso, estão em contato com diversas instituições que atuam na temática do filme. Também articularam parcerias com universidades, prefeituras e outros grupos. “Assim, ampliamos o impacto e a discussão que o documentário propõe”, afirma a produtora.
Relevância
O TCL Channel exibiu o documentário pela primeira vez em 7 de março, como parte da programação especial para o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. O canal também o destacará em 18 de maio, data do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil.
A obra retrata as diversas experiências da vítima, Georgia Bergamim. Ao longo da vida, ela buscou na arte uma forma de superar o passado. Hoje, é uma artista circense reconhecida no Brasil, além de skatista e baterista. “O lançamento do documentário no TCL Channel me trouxe uma enxurrada de mensagens e conexões profundas. Ver tantas pessoas impactadas me emociona e reforça ainda mais a importância de levar essa conversa adiante”, afirma Georgia.
Este é o primeiro acordo para o lançamento de um documentário em primeira janela compartilhada fechado pelo TCL Channel. A iniciativa faz parte dos planos do canal de oferecer conteúdos cuidadosamente selecionados, que demonstram qualidade e que possam ter impacto social positivo. Novas iniciativas semelhantes devem acontecer ao longo do ano. O documentário está disponível no modelo on-demand na aba de documentários na plataforma TCL Channel.