Da Redação
Alexandra Krastins Lopes, advogada formada pela PUC Campinas e especializada em direito contratual pela PUC-SP, agora faz parte da equipe do VLK Advogados. Levando experiência tanto do setor privado quanto da fundação da ANPD, marcando um novo capítulo em sua carreira com foco em proteção de dados e regulação de inteligência artificial.
Atuação
Com vasta experiência em setores público e privado, Alexandra é reconhecida por sua atuação em questões de direito digital. Fundadora do Lapin – Laboratório de Políticas Públicas e Internet, uma organização sem fins lucrativos focada em pesquisas e advocacy sobre os desafios éticos, sociais e jurídicos das tecnologias digitais.
Alexandra foi uma integrante chave na estruturação da ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados, contribuindo por mais de dois anos para o desenvolvimento da regulamentação da LGPD.
Sua participação no Internet Governance Forum (IGF) 2022, onde representou o Brasil em um painel sobre a regulação da Inteligência Artificial, é um destaque em sua carreira.
Agora, ela se junta ao VLK Advogados, um escritório especializado em direito digital, em busca de desafios que exijam sua alta especialização e excelência jurídica.
Próximos passos
Além disso, Alexandra continua seus estudos como aluna especial no mestrado em direito na USP. Adicionalmente, lidera pesquisas no Center for AI and Digital Policy (CAIDP), onde concentra cada vez mais sua atenção em temas relacionados à proteção de dados e regulação de inteligência artificial.
“O VLK Advogados é um escritório boutique, com serviços especializados. Minha mudança foi focada em receber casos de referência, de clientes que necessitam e desejam opiniões jurídicas com elevada especialização, excelência e alta complexidade”, declara a advogada.