Da Redação
O diretor do Centro Regional da estatal russa Rosatom na América Latina, Ivan Dybov, participou nesta quarta-feira do fórum empresarial russo-brasileiro, no Rio de Janeiro. Durante o evento, Ivan Dybov apresentou as principais frentes de cooperação bilateral no campo da energia nuclear.
A Rosatom mantém cooperação com o Brasil há anos em áreas estratégicas como energia e medicina, segundo o diretor Ivan Dybov. Com contratos de longo prazo, a empresa russa fornece insumos isotópicos usados no diagnóstico e tratamento do câncer via medicina nuclear. Mais recentemente, venceu licitações públicas e passou a fornecer produtos do ciclo do combustível nuclear. Os materiais abastecem a produção de combustível da única usina nuclear do país, localizada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
O fórum empresarial contou com a participação de representantes de órgãos governamentais, setores empresariais e especialistas do Brasil e da Rússia. Os participantes debateram temas centrais do comércio bilateral, investimentos e as perspectivas para novos projetos conjuntos no setor energético.
Sobre o fórum
O Fórum Empresarial Rússia-Brasil, que vai até 7 de julho, acontece como resultado dos acordos firmados durante o encontro bilateral entre o presidente russo Vladimir Putin, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrido em 9 de maio de 2025, em Moscou.
O evento tem como objetivo discutir os principais temas do comércio e da cooperação econômica entre os dois países, além de identificar novas oportunidades para a implementação de projetos conjuntos em diversos setores.
O fórum é organizado pelo Conselho Empresarial Rússia-Brasil. Com o apoio da Fundação Roscongress, o Conselho promove o fortalecimento dos laços comerciais entre empresas russas e brasileiras, além de incentivar iniciativas econômicas e investimentos de interesse mútuo.