Democratização Jurídica | Inclusão Legal | Content Law      #LawIsCool

Encontro discute tendências, IA e ESG nas promoções comerciais no Brasil

Evento com FAS Advogados, associações, empresas, agências e Ministério da Fazenda tratou de temas que impactam o mercado de promoções
Evento foi realizado pela FAS Advogados em parceria com a Associação de Marketing Promocional
Evento foi realizado pela FAS Advogados em parceria com a Associação de Marketing Promocional - Divulgação

COMPARTILHE

Da Redação

O FAS Advogados realizou no último dia 26 de outubro, em parceria com a Associação de Marketing Promocional (Ampro), o encontro A nova era das promoções: o que vem por aí, no Gexperience. O evento reuniu desde representantes do Ministério da Fazenda até especialistas do setor e advogados para discutir tendências, questões legais e mapear o cenário do mercado de promoções comerciais.

“Conseguimos reunir um conteúdo muito rico, cobrindo desde a visão do regulador do Ministério da Fazenda (Secretaria de Reformas Econômicas), até questões de ESG e inteligência artificial para trazer novos insights”, diz Paulo Focaccia, sócio e fundador do FAS Advogados.

Abrindo o dia com a palestra “O mercado de promoções no Brasil”, Daniel Reiss, do Ministério da Fazenda, detalhou o funcionamento da Coordenação-Geral de Promoções Comerciais (CGPC), subordinada à Secretaria de Reformas Econômicas (SRE). Segundo ele, o órgão tem como objetivo proteger os participantes, desde o promotor da ação até o consumidor, e evitar a lavagem de dinheiro.

Denise Medolla, sócia-diretora da CASa 96, falou sobre o mercado de promoções no Brasil. Apresentou dados do setor com base no “Dossiê 10 anos de promoções no Brasil” produzido pela agência. De acordo com a executiva, sete em cada dez consumidores apontaram que as promoções influenciam na decisão de compra. “Nenhum país faz tanta promoção como o Brasil e nenhum país tem uma legislação tão correta”, afirmou.

A advogada Maria Fernanda Assad , do FAS, discutiu os aspectos legais das promoções. Ao lado de Georgia Natacci Souza, do Grupo Vertem, destacou a portaria 7.638 de 2022, que regulamenta a distribuição gratuita de prêmios. Ela observa que a norma não trouxe uma grande reformulação da regulamentação, mas garantiu uma consolidação de pontos importantes.

Karine Oliveira, também do FAS Advogados, abordou a discussão sobre lavagem de dinheiro, destacando algumas exigências legais que buscam coibir a prática. “A primeira regra destinada a evitar o uso de promoções comerciais como instrumento de lavagem de dinheiro é a exigência de proporcionalidade entre a receita operacional da empresa e os prêmios que ela quer distribuir.””

André Santos (Reckitt), Christina Larroudé (Minalba), Juliana Vilhena Nascimento (GAN – Grupo de Atendimento e Negócios) e Juliana Castro (Ovomaltine) participaram do quadro Para onde está indo o mercado de promoções. Claudio Paim e Guilherme Castanho, ambos da Globo, também discutiram as promoções na mídia, com foco em soluções multiplataforma, e ressaltaram a importância da regulação das ações.

O advogado Danilo Roque, do FAS Advogados, Enrico Benetti, da BFerraz, e Iron Brito, da AlmapBBDO, participaram da mesa Inteligência Artificial: como usá-la para aumentar seus resultados. O encontro foi encerrado com uma discussão sobre ESG nas ações promocionais, apontando os desafios e as oportunidades, por Alexis Pagliarini, da Criativista ESG4, e Dilma Campos, da Nossa Praia.

O conteúdo na íntegra estará disponível aos associados da Ampro, ABA e Abemf,a partir de 27 de novembro.

COMPARTILHE

Leia também

Receba nossa Newsletter

Negócios, Compliance, Carreira, Legislação. Inscreva-se e receba nosso boletim semanal.

TAGS

NOSSAS REDES

Nosso site utiliza Cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação e mostrar anúncios personalizados, conforme nossa Política de Privacidade.