Matheus Martins
Captar investimentos é um dos maiores desafios enfrentados por startups, especialmente em um cenário competitivo como o dos últimos anos. De acordo com o MIT Technology Review Brasil, mais de 40% das empresas deste formato não recebem investimentos. Para aumentar as chances de sucesso e atrair investidores privados, é fundamental evitar alguns erros comuns que podem comprometer a credibilidade do negócio e afastar potenciais parceiros estratégicos.
Falta de preparação para o pitch
Para que se preparar, não é? Muitos empreendedores não investem tempo suficiente para alinhar os números, revisar os principais pontos do modelo de negócios ou ensaiar a apresentação com os sócios. A preparação é crucial e decisiva para transmitir confiança e profissionalismo ao investidor. Só justificar que o mercado “é muito dinâmico” não é suficiente.
Buscar o maior valuation
Embora seja natural valorizar a própria empresa, é importante que o valuation esteja alinhado com a realidade da operação, considerando métricas de tração, receita e projeções consistentes. Apresentar números exagerados sem fundamentação pode gerar desconfiança e afastar investidores. Essa é uma estratégia que, frequentemente, leva a dificuldades na captação.
Ter um cap table desorganizado
Este representa um grande obstáculo. Investidores esperam clareza sobre a estrutura de participação societária, o que inclui entender quem detém direitos sobre o negócio. Cap tables com muitos sócios desengajados ou complicações jurídicas podem sinalizar falta de planejamento. Caos organizacional é antônimo de sucesso.
Desconhecer o futuro parceiro
Há quem diga que atirar para todo lado é uma vantagem competitiva. Entretanto, personalizar as estratégias garante que as comunicações sejam realmente direcionadas para o investidor. Personalizar o pitch para o perfil de cada um, pesquisar o histórico e o portfólio de quem deseja atrair demonstra preparo e alinhamento.
Ignorar a due diligence e o contrato
Documentação desorganizada, contratos incompletos e a ausência de demonstrações financeiras claras não são uma preocupação? Se o objetivo é atrair capital, esse é o caminho errado e indica uma gestão interna fragilizada.
Apresentar um TAM maior do que a realidade
O volume de Total Addressable Market (TAM) – ou mercado endereçável total, em português – deve ser levado em consideração de forma fiel. Só demonstrar uma paixão pelo segmento e garantir que conquistar 1% dele tornará o negócio o próximo unicórnio é o mesmo que tentar empurrar um muro com o peso de uma tonelada. Mesmo que seja apaixonado por rugby, isso não tende a dar certo.
Vender hype!
Falar em como a inteligência artificial é essencial para a empresa, mesmo que ela não tenha necessariamente a ver com isso, não vai atrair os investidores. Optar por vender tendências também não é uma estratégia relevante.
Não se importar com a tração
São pensamentos como: “Para que citar métricas e resultados? O impacto da minha startup é bem mais que os números!”, que fazem com que a captação de investimentos se torne algo distante para alguns empreendedores.
Omitir os riscos
Ser transparente sobre os desafios é a melhor maneira para conquistar colaborações ao longo da jornada. Dizer que o modelo de negócio é à prova de falhas e entender que o investidor ficará tranquilo em relação a isso é uma das maiores fake news que este processo pode ter.
Pedir dinheiro sem um plano
Por fim, para garantir que a captação não aconteça, basta olhar para o investidor e pedir que ele não se apegue aos detalhes. Brincadeiras à parte, um plano detalhado é exatamente o que demonstrará a preparação do negócio para conquistar capital.
A relevância de uma abordagem profissional e estruturada é reforçada por dados do Distrito Dataminer, em estudo de 2022. Entre as 281 startups que captaram uma Série A, apenas 102 avançaram para a Série B, representando 36% das que chegaram ao estágio anterior e cerca de 9,6% do total. Esses números evidenciam que menos de 10% das startups brasileiras atingem a Série B, resultando em um corte de mais de 90% nas duas primeiras fases. Sendo assim, ser cuidadoso com alguns aspectos durante o processo de captação não é perfeccionismo. Pode representar o fracasso ou o deslanche de uma organização.