Da Redação
Abrir seu próprio escritório de advocacia é um grande passo na carreira de um advogado. Além do conhecimento jurídico sólido, é importante estar preparado para gerenciar um negócio, lidar com clientes e enfrentar os desafios do mundo empresarial. E esta tem sido uma tendência cada vez mais em voga. Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil, a expectativa é que o número de escritórios abertos aumentem 6 vezes em 5 anos, passando dos atuais 20 mil para 126 mil. Mas vale lembrar que, segundo a OAB, cerca de 30% dos escritórios abertos fecham antes de completar o primeiro ano, por isso estar bem preparado é fundamental.
Para ajudar advogados aspirantes a se prepararem para essa jornada, compilamos uma lista com quatro livros essenciais que todo advogado que deseja abrir seu próprio escritório deve ler.
1 – “Gestão Eficiente de Escritórios de Advocacia”, de Mario Esequiel
O livro aborda a importância da boa administração de escritórios de advocacia, para tornar a prestação de serviços jurídicos lucrativa, sem ferir princípios éticos e valores da advocacia. Nela, o leitor conhecerá diferentes ferramentas de gestão que poderão ser aplicadas aos escritórios, criando uma administração mais eficiente e eficaz do negócio. Voltada para advogados que desejam aprofundar seus conhecimentos em gestão e para administradores que podem vislumbrar na gestão de serviços advocatícios um novo nicho de mercado, a obra foi dividida em duas partes, cada uma dedicada à perspectiva de um desses profissionais. São leituras complementares e de interesse geral, indicadas a estudantes, acadêmicos ou gestores das áreas de Direito e Administração de empresas
2 – “Gestão estratégica para escritórios de advocacia”, de Luis Fernando Chacon
Na obra o leitor encontrará dicas práticas que podem ser apreendidas e executadas na transformação do seu escritório de advocacia. Apesar da concorrência e do grande volume de profissionais, existe um lugar para o seu escritório alcançar o sucesso. É preciso, entretanto, sair do lugar comum, através da aplicação de ferramentas de gestão e de planejamento.
3 – “Gestão de Escritório de Advocacia: O Modelo de Excelência da Disney Aplicado à Advocacia” , de Camila Berni
Gerir uma banca de advocacia inspirado nas técnicas e métodos utilizados pela Disney tanto na organização interna do negócio como o relacionamento e fidelização de clientes e a Excelência em Serviços na Advocacia é uma matéria fundamental para as sociedades de advogados e advogados individuais. O livro é inédito por apresentar as técnicas e métodos de gestão usados pela maior companhia no mundo e referência em excelência em serviço, com uma taxa de fidelização de clientes que ultrapassa 70%, o que se reflete no resultado financeiro do negócio.
4 – “O Marketing nos escritórios de advocacia no Brasil”, de Marcelo Borges
Nos dias atuais muito se fala sobre a utilização do marketing nos escritórios de advocacia do Brasil, como aliado para o crescimento no mercado. Os escritórios de advocacia deixaram de ser simples locais onde o profissional ouvia seu cliente e defendia a tese que lhe fosse mais favorável. Os que se destacam possuem organização financeira e administrativa impecáveis, aprimoramento técnico, foco no cliente, ações de prospecção e fidelização de clientes, e, obviamente, visam o lucro. O assunto é mais do que interessante e a escassez de estudos específicos é realidade evidente.
Esses livros fornecem uma visão detalhada de áreas específicas relacionadas à gestão e ao sucesso dos escritórios de advocacia no Brasil, abordando desde o marketing digital até a aplicação de abordagens sistêmicas na prática jurídica e a gestão estratégica eficaz. Eles são recursos valiosos para advogados que desejam aprimorar suas habilidades empresariais e alcançar o sucesso em suas carreiras jurídicas.