Da Redação
A Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, por meio da Câmara de Inovação Brasil-Portugal, acaba de lançar o INSert, um programa de qualificação em inovação para o setor jurídico dos dois países. A capacitação destina-se a escritórios de advocacia e startups e conta com a colaboração da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep).
O programa será ministrado 100% online e abordará temas como inteligência artificial, novos modelos de negócios, automação de processos, proteção de dados e segurança da informação.
Quem participará
Para tanto, reunirá oito escritórios que estão entre os mais inovadores do Brasil e de Portugal, segundo os rankings da Leaders League e do Financial Times. São eles: Mattos Filho; Pinheiro Neto Advogados; B/Luz; Tozzini Freire; Vieira de Almeida; PLMJ; Abreu Advogados e Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva e Associados.
Para a superintendente da Câmara de Inovação Brasil-Portugal, Daniela Freire, a capacidade de se adaptar e incorporar novas tecnologias é crucial para a sustentabilidade e o sucesso dos escritórios de advocacia. “O INSert está na vanguarda dessa transformação, oferecendo um ambiente propício para que os participantes possam trocar experiências sobre as mais recentes inovações tecnológicas e de mercado”, declara.
Como será o programa
A qualificação será dividida em quatro encontros, que ocorrerão entre os meses de agosto e novembro, com duração de quatro horas cada. Os eventos serão realizados remotamente, via Zoom, permitindo a participação em tempo real de profissionais tanto do Brasil quanto de Portugal. Cada sessão será uma oportunidade para troca de experiências, compartilhamento de cases de sucesso e interação direta com os líderes dos escritórios parceiros.
Além disso, as empresas participantes receberão um Selo de Acreditação da Aicep, que reconhece a implementação das melhores práticas internacionais dos escritórios participantes.
Segundo Carlos Lopes, presidente da Federação, a capacitação com pioneiros do setor permitirá aprendizado direto com os maiores expoentes da inovação jurídica. “Haverá oportunidades valiosas de networking e de exploração de novos negócios, fortalecendo relacionamentos profissionais e abrindo portas para colaborações futuras”, afirma.
O programa INSert conta com a coordenação do especialista Eduardo Bivar, diretor de Inteligência Artificial e Novas Tecnologias da Câmara de Inovação Brasil-Portugal.