Democratização Jurídica | Inclusão Legal | Content Law      #LawIsCool

Sedentarismo mental pode comprometer performance das empresas

O combate ao sedentarismo mental requer esforço e comprometimento na busca por novos desafios
Quando nos tornamos sedentários mentalmente, tendemos a evitar desafios intelectuais
Quando nos tornamos sedentários mentalmente, tendemos a evitar desafios intelectuais - Jcomp/Freepik

COMPARTILHE

Nos próximos quatro anos, haverá grandes transformações no mercado global de trabalho. Estima-se que 69 milhões de novos empregos sejam criados e 83 milhões extintos. A análise representa uma redução líquida de 14 milhões de postos nas organizações e integra o relatório sobre o “Futuro do Trabalho 2023”, do World Economic Forum. A progressiva adoção da tecnologia e a urgente aplicação das práticas ESG no mundo dos negócios são decisivas para as inevitáveis mudanças no ambiente corporativo.

O estudo concluiu que, nos próximos cinco anos, especialistas em inteligência artificial, sustentabilidade e segurança da informação ganharão mais oportunidades de trabalho, com crescimento absoluto esperado nos setores de educação, agricultura e comércio digital.

Se por um lado o avanço atropelador da tecnologia possibilita o aumento no crescimento líquido dos empregos, por outro, a infinidade de recursos disponibilizados pelos meios digitais demanda por profissionais cada vez mais diferenciados nos ambientes organizacionais.

Eles são dotados de alto senso crítico, questionam o status quo, ou seja, o modo como as coisas são feitas, e promovem a tão falada inovação. Mas, para se encaixar nesse perfil, é necessário oferecer para o mundo corporativo capacidades como pensamento criativo e analítico.

Essas habilidades, que denotam um nível de conhecimento com maior profundidade, têm sido cada vez mais valorizadas. Dessa forma, o profissional se diferencia e se torna propositivo, apresentando soluções eficazes para problemas recorrentes.

Novos Conhecimentos

Nesse cenário, buscar conhecimento é de vital importância para garantir o êxito na carreira. Ele representa uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento pessoal e proporciona a melhoria da capacidade de lidar com desafios e reconhecer oportunidades.

É através dele que expandimos nossa mente, adquirimos novas habilidades, fazemos escolhas e tomamos decisões mais assertivas, nas mais diversas áreas da vida – carreira, finanças, saúde ou relacionamentos.

E já que vivemos em um mundo em constante mudança, manter o conhecimento atualizado é essencial para nos adaptarmos a novas circunstâncias e nos prepararmos para enfrentar os desafios do mundo em evolução.

É importante salientar que o conhecimento é adquirido por um meio contínuo de aprendizado, em uma diversidade de fontes como livros, artigos, cursos on-line, palestras, experiências, práticas, interações com outras pessoas e, portanto, não se limita apenas aos livros ou à educação formal.

Sedentários Mentais

Com o mundo cada vez mais digitalizado, não é pequena a lista de pessoas que têm preguiça de ler. Querem as informações já prontas e resumidas e, dessa forma, correm o risco de não ir atrás dos meios de comunicação confiáveis para construir a sua própria opinião. É importante reconhecer a preguiça como sinônimo de sedentarismo mental – um comportamento que nos impede de alcançar nossas metas e aproveitar plenamente nossas habilidades.

Quando nos tornamos sedentários mentalmente, tendemos a evitar desafios intelectuais, não buscamos novos conhecimentos ou experiências e nos limitamos a uma rotina monótona e pouco estimulante. Essa atitude negativa pode comprometer nossa saúde e bem-estar, gerando uma série de problemas, como estagnação intelectual, falta de criatividade, redução da capacidade de concentração, falta de motivação e prejuízo cognitivo.

O combate ao sedentarismo mental requer esforço e comprometimento na busca constante por novos desafios e oportunidades de aprendizado. Nesse sentido, é fundamental adotar estratégias eficazes e cultivar hábitos positivos para vencer a preguiça, alcançando um maior desenvolvimento pessoal e intelectual. A leitura é uma excelente forma de exercitar o cérebro e expandir o conhecimento. Procure ler livros de diferentes gêneros e assuntos para estimular sua mente.

Busque adquirir novas habilidades e empreender tempo no aprendizado, seja por meio de cursos on-line ou workshops.

Aprender algo novo pode ser uma maneira empolgante de estimular sua mente e se manter engajado. Ser “mais um no meio da multidão” é uma questão de opção. Tornar-se um talento não é algo simples e não basta apenas querer. É preciso investir em conhecimento e fugir do sedentarismo mental para ganhar destaque e relevância no ambiente corporativo.

Absorvidos pelas constantes transformações, não podemos nos privar de estar abertos a novas experiências, viagens, exposições culturais e outras oportunidades que ampliem nossa visão de mundo, estimulem nossa curiosidade e potencial criativo.

Manter-se atualizado é fundamental para garantir o diferencial competitivo. Esse conjunto de habilidades é o que te torna diferenciado e essencial no mercado de trabalho. Dessa maneira, você vai conquistar seu espaço, construindo uma carreira consolidada e perene.

COMPARTILHE

Leia também

Receba nossa Newsletter

Negócios, Compliance, Carreira, Legislação. Inscreva-se e receba nosso boletim semanal.

TAGS

NOSSAS REDES

Nosso site utiliza Cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação e mostrar anúncios personalizados, conforme nossa Política de Privacidade.