Democratização Jurídica | Inclusão Legal | Content Law      #LawIsCool

Como construir um departamento jurídico de impacto para o negócio?

Até 2024, os departamentos jurídicos das empresa terão automatizado 50% do seu trabalho, segundo a Gartner
O jurídico estar atento a tais movimentações para manter a assertividade e a competitividade nos negócios
Existe um crescimento na demanda por advogados cada vez mais completos

COMPARTILHE

Faz mais de uma década que acompanho as transformações do mercado jurídico e, diante do contexto econômico atual que vivemos, percebo que os escritórios e departamentos atuantes nessa área precisam de uma postura cada vez mais estratégica e inovadora, além de uma maior habilidade em lidar com a tecnologia e em estabelecer políticas de ética, compliance e proteção de e dados eficientes para as empresas, onde tragam segurança e ao mesmo tempo agilidade para os negócios.

Uma pesquisa da Gartner, intitulada Future of Legal, revelou que até 2024 os departamentos jurídicos terão automatizado 50% do seu trabalho. Por isso, destaco a importância de o jurídico estar atento a tais movimentações para manter a assertividade e a competitividade nos negócios.

Como headhunter, tenho visto um crescimento na demanda por advogados cada vez mais completos, isso significa profissionais que transitem bem no que chamamos de tripé:

  • Competências técnicas sólidas

estamos falando de uma área que requer materialidade e que precisa de respaldo e segurança jurídica

  • Relacionamento Interpessoal

seja na gestão de pessoas ou no relacionamento com os stakeholders, a habilidade de se comunicar, incentivar e influenciar é fundamental nessa cadeira

  • Visão de negócios

Não basta conhecer a lei, é preciso saber como ela influencia e, principalmente, como ela viabiliza o negócio. Ter uma visão sistêmica e um apetite de business fará toda a diferença na atuação desse jurídico. 

Pilares

Nesse contexto, alguns pilares são fundamentais para a área, principalmente dentro das empresas:

  • Direcionador de valores

Contribuições e resultados únicos que o departamento oferece para o negócio: agregar valor por meio da segurança jurídica na viabilização dos negócios de forma embasada e ágil!

  • Portfólio de soluções eficientes

Clareza de como o cliente pode contar com o jurídico: a função e os serviços essenciais (por exemplo, redação de contratos e revisão) que o departamento fornece ao negócio.

  • Modelo de entrega ágil

Como os serviços jurídicos são acessados ​​e consumidos pelo cliente empresarial. É de fácil acesso? Todos compreendem?

  • Sourcing model

O papel desejado e a parceria de advogados externos e outros prestadores de serviços para apoiar o resultado do trabalho.

Além desses pilares, outra novidade essencial é a chamada literacia digital.

A tecnologia está transformando profundamente a forma como as empresas e os escritórios jurídicos operam, desde a automação de processos até o uso de inteligência artificial para análise de dados a fim de embasar as decisões e estratégias do negócio.

Aprender com as novas formas de trabalho e acompanhar essas inovações para saber o momento certo de aderir a elas é extremamente importante para se manter competitivo no mercado.

Talentos

Por último e não menos importante, está a estratégia de talentos, que muitas vezes não recebe a devida atenção. No entanto, esta, sem dúvidas, é a chave para a formação de um time jurídico eficiente e que atenda as expectativas da empresa. 

Vale questionar: quais são as capacidades críticas e competências necessárias para aquele jurídico funcionar bem diante dos objetivos de negócios? Vou montar time interno para quais assuntos e onde vou ter parceiros externos? Devo contratar profissionais para projetos e com qual expertise? Será que preciso de habilidades “não óbvias” no time?

Temos visto posições de legal operations e até mesmo analista de dados jurídicos sendo contratados para melhor eficiência e modernização dos departamentos. Ou seja, pensar nessa estratégia pode virar o jogo do departamento. 

E aí, o quanto o seu time jurídico tem acompanhado esses movimentos do mercado?

COMPARTILHE

Leia também

Receba nossa Newsletter

Negócios, Compliance, Carreira, Legislação. Inscreva-se e receba nosso boletim semanal.

TAGS

NOSSAS REDES

Nosso site utiliza Cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação e mostrar anúncios personalizados, conforme nossa Política de Privacidade.