Democratização Jurídica | Inclusão Legal | Content Law      #LawIsCool

Parcerias

Escritórios de advocacia adotam IA para a realização de auditorias

Ao simplificar o trabalho dos profissionais, uso de Due Diligence 5.0 registra crescimento de 25% no primeiro quadrimestre
Uso de IA mantém bancas competitivas
Uso de IA mantém bancas competitivas - Freepik

COMPARTILHE

Da Redação 

As auditorias são desafiadoras para escritórios de advocacia devido ao grande volume de documentos, certidões, processos e apontamentos fiscais a serem analisados. O processo envolve identificar passivos jurídicos que possam impactar o valor de uma transação ou inviabilizá-la. A estrutura judiciária e fiscal no Brasil é muito pulverizada, o que agrava o cenário. O trabalho inclui levantar certidões negativas junto aos diferentes agentes para garantir que não existem apontamentos, processos ou inscrições em dívida ativa.

Para Natalie Collet, sócia sênior da Sociedade de Advogados Duarte Garcia, Serra Netto e Terra, o uso da tecnologia para o escritório de advocacia que realiza transações imobiliárias e de M&A é de extrema importância para o seu dia-a-dia. “Diria até essencialmente para mantê-lo sempre competitivo e atualizado com o avanço, em passos largos, do mundo digital”, afirma ela.

Ferramentas de automatização

Para otimizar o processo de auditoria, escritórios de todos os portes estão adotando a prática de Due Diligence 5.0

A solução da PortData utiliza inteligência artificial e machine learning. Essas tecnologias automatizam tarefas antes manuais e repetitivas, como o levantamento de certidões em órgãos jurídicos. A plataforma centraliza e organiza os documentos, além de oferecer insights de análise. Ela identifica e classifica fatores de risco com níveis de gravidade para apoiar a avaliação jurídica dos usuários.

“Através da PortData, nossos clientes conseguem obter mais de três mil certidões distintas junto aos mais diferentes emissores em todo o país”, declara Renata Soares, sócia-fundadora da Port Louis, que criou a PortData em 2018. 

Estas certidões cobrem matérias fiscais, cíveis, trabalhistas, criminais, falências e concordatas, entre tantas outras e não raro apontam uma listagem de processos bastante extensa. “De uma forma geral, com esse trabalho, tornamos mais rápida e precisa a tarefa de identificar a existência de passivos jurídicos”, afirma Renata.

Benefícios

Para o escritório Lobo de Rizzo, Due Diligence 5.0 trouxe diversos benefícios. O uso da plataforma tornou os processos mais ágeis e eficientes, o que resultou em economia de tempo. As auditorias são conduzidas com custos e prazos menores em relação àquelas em que as certidões precisam ser obtidas manualmente. 

“Percebemos um ganho de qualidade no trabalho desenvolvido pela equipe, gerado pela valorização do seu tempo e pela motivação redobrada”, afirma Marcelo Bez Debatin da Silveira, Managing Partner do Lobo de Rizzo.

O escritório Coimbra, Chaves & Batista adotou tecnologia para otimizar o tempo. Na época, enfrentava desafios com diversas diligências simultâneas. Auditorias exigiam trabalho árduo, incluindo visitas a cartórios e fóruns, solicitações e emissões de certidões, organização de documentos e elaboração de relatórios. Além disso, a burocracia e o processo manual comprometiam a capacidade intelectual do time, de estagiários e advogados.

“Precisávamos de uma ferramenta para otimizar o trabalho da equipe e alcançar os resultados esperados pelos clientes”, diz Rafael Zimmer, sócio sênior da equipe de M&A. Segundo ele, a Due Diligence 5.0 trouxe mais eficiência às auditorias, reduzindo o trabalho manual e potencializando a inteligência jurídica.

“Aumentamos a precisão das informações e a praticidade na geração e visualização de dados. Com a PortData, aprimoramos a formação dos estagiários e trainees, que hoje realizam tarefas mais complexas na análise jurídica, contribuindo para sua formação profissional”, afirma ele.

Até março deste ano, foram realizadas mais de 42 mil pesquisas por CNPJ e CPF na plataforma. A PortData acumulou 25% de crescimento no faturamento no primeiro quadrimestre de 2024, em relação ao mesmo período do ano passado.

Picture of Da Redação

Da Redação

Autores

COMPARTILHE

Leia também

Receba nossa Newsletter

Negócios, Compliance, Carreira, Legislação. Inscreva-se e receba nosso boletim semanal.

TAGS

NOSSAS REDES

Nosso site utiliza Cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação e mostrar anúncios personalizados, conforme nossa Política de Privacidade.