Da Redação
A competição internacional “Quebra-gelo do Conhecimento”, promovida pela Rosatom, gigante russa de energia nuclear, já ultrapassou a marca de 1.400 inscrições em diferentes países e segue com cadastro aberto para brasileiros de 14 a 16 anos interessados em participar de uma expedição científica ao Polo Norte a bordo do quebra-gelo nuclear 50 Let Pobedy.
A etapa inicial da seleção, baseada em um quiz sobre o Ártico, ciência, tecnologia e inovação, já mobilizou participantes de países como Brasil, China, Índia, África do Sul, Turquia, Egito, Hungria e Bolívia. Agora, a iniciativa segue para uma nova fase, com webinars, conteúdos interativos e atividades relacionadas às soluções científicas e tecnológicas desenvolvidas pela Rosatom.
Mesmo com o avanço do cronograma, os candidatos brasileiros ainda podem participar das duas primeiras fases até 3 de junho. Na prática, os interessados podem completar o quiz inicial e acessar os conteúdos educacionais e desafios previstos para a sequência da competição.
“A primeira fase demonstrou o forte interesse dos jovens por temas ligados ao Ártico, à ciência e à inovação. Agora iniciamos um momento mais dinâmico, com especialistas convidados, conteúdos educativos e desafios voltados à criatividade e à busca por soluções para problemas reais”, afirma Alexandra Yustus, diretora-geral adjunta de Comunicação da Rosatom International Network.
Depois das duas primeiras etapas, os dez candidatos com melhor desempenho em cada país avançam para a fase final, que consiste na produção de um vídeo criativo relacionado ao desafio proposto pela organização. Os vencedores embarcam, em agosto de 2026, rumo ao Polo Norte em uma experiência internacional inédita.
O projeto “Quebra-gelo do Conhecimento” reúne adolescentes de diferentes partes do mundo e busca despertar o interesse por ciência, tecnologia, energia nuclear e exploração do Ártico, além de aproximar novos talentos da pesquisa e do desenvolvimento científico.
Viagem pelo Ártico
Os estudantes selecionados embarcam rumo ao Polo Norte como parte de uma equipe internacional formada por jovens de diferentes países. A experiência inclui a travessia a bordo do quebra-gelo nuclear 50 Let Pobedy, proporcionando contato direto com as paisagens, o clima extremo e as condições únicas do Ártico.
Durante a expedição, os participantes terão acesso a uma programação que reúne palestras, workshops, atividades científicas e experiências culturais. A convivência entre estudantes de diferentes nacionalidades também faz parte da proposta, ampliando o intercâmbio cultural e o repertório dos jovens envolvidos.
Quem pode participar
Estudantes de 14 a 16 anos de 23 países, incluindo Brasil e Bolívia, podem participar do processo seletivo e apresentar seus conhecimentos e talentos ao longo das etapas da competição.
“Mais que alcançar o Polo Norte, a proposta é ampliar horizontes, estimular o interesse pela ciência e proporcionar uma experiência internacional capaz de transformar a forma como esses jovens enxergam o mundo e o próprio futuro”, diz Yustus.
Em sua sétima edição, o programa já levou mais de 400 participantes ao Polo Norte. A iniciativa busca identificar novos talentos e aproximar estudantes de aplicações concretas da ciência, da tecnologia e da inovação.


