Democratização Jurídica | Inclusão Legal | Content Law      #LawIsCool

Parcerias

“Exílios”, romance de Marcos Kirst, retrata o fim de uma era do jornalismo

Em meio a investigação de um assassinato, livro mostra a rotina de um jornalista da velha guarda em busca de redenção
Lançamento acontece dia 23 de agosto, em São Paulo

COMPARTILHE

Denis Zanini

Impossível jornalista raiz não se identificar com Félix Garcia Leone, protagonista de Exílios, novo romance do escritor Marcos Kirst.

Escriba talentoso, com veia investigativa pulsante, um tanto idealista e taciturno, Félix é um dos últimos espécimes de uma geração de dinossauros da imprensa que virou fóssil dentro das redações: o jornalista da velha guarda.

Sarcásticos, sagazes e turbinados por porres homéricos de cerveja barata nos fétidos da esquina, os discípulos de Tarso de Castro — o mitológico jornalista do Pasquim e da Folha de S. Paulo — eram capazes de virar noites a fio para publicar grandes histórias.

Suplantados pelos algoritmos, hoje, esses bravos guerreiros fazem parte do acervo do museu do jornalismo, fazendo companhia às Remingtons com teclas faltantes e aos cinzeiros salpicados com cadáveres de cigarros.

Sim, Félix era um desses.

Brasileiro, filho de imigrantes argentinos, o “Castelhano”, como era conhecido, se sentia um estrangeiro no mundo. Por isso, buscava no jornalismo um lugar de pertencimento e sentido, mesmo trabalhando em um jornal de Beira Alta, uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul.

Para ele, a verdade tinha que ser dita, estampada em caixa alta e sublinhada (no melhor estilo NP), doa a quem doer. Ingenuamente, sonhava que um dia todo seu talento e esforço seriam devidamente reconhecidos, com prêmios e veiculação de seu trabalho em grandes veículos de comunicação.

Só que, em vez da redenção pela carreira sem brilho, das láureas, do dinheiro farto, dos Essos e dos Jabutis, a vida insistia em presenteá-lo com uma surra de realidade.

Salário indigno, jogo escuso de interesses, a subserviência a políticos e anunciantes, ameaças de morte, passaralhos sem fim e desilusões amorosas o faziam tombar da nuvem onde costumava passear.

Mesmo em meio a esse turbilhão de revezes, incluindo, de lambuja, a ascensão do nazifascismo à brasileira, Félix encontra forças para dar andamento à apuração de uma grande reportagem que iria mudar sua vida.

O assassinato de uma garota de programa ocorrido no começo dos anos 2000, que abalou a high society de Beira Alta.

Será que foi uma simples fatalidade ou tem caroço de abacate debaixo dessa cuca?

Prepare sua lauda, seu papel carbono e junte-se a Félix Leone para descobrir.


Sobre o autor

Marcos Kirst nasceu em 1951 em Ijuí, Rio Grande do Sul. É formado em Administração de Empresas, com especialização em Comunicação e Marketing.

Desde 1978, atua na área editorial, tendo trabalhado em diversas empresas, como Abril Cultural e Prêmio Editorial, entre outras.

Foi diretor de marketing e comunicação da Câmara Brasileira do Livro (2003 a 2007) e superintendente de Projetos e Programas Culturais da SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura (2012 a 2019).

É diretor da Job Cultural e da UBE – União Brasileira de Escritores.

Em 2015, publicou seu primeiro romance Eu Queria Que Você Soubesse, pela Editora Artemeios. Tem contos publicados em antologias, jornais, sites e blogs.


Lançamento

Título: Exílios
Autor: Marcos Kirst
Editora: Patua
Lançamento: 23/8 (Sábado)
Local: Livraria Patuscada – Rua Luis Murat, 40 – São Paulo – SP
Horário: 17h às 22h

Foto de Denis Zanini Lima

Denis Zanini Lima

Denis Zanini Lima é CEO da Ynusitado Digital Marketing Intelligence e autor do livro "O Carteiro do Universo: O Livro das Cartas Não Enviadas"

COMPARTILHE

Leia também

Receba nossa Newsletter

Negócios, Compliance, Carreira, Legislação. Inscreva-se e receba nosso boletim semanal.

TAGS

NOSSAS REDES

Nosso site utiliza Cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação e mostrar anúncios personalizados, conforme nossa Política de Privacidade.